O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comunicou a desistência da corrida à reeleição. O anúncio foi realizado no último domingo (21) e, na ocasião, ele destacou seu apoio à candidatura de Kamala Harris, vice-presidente do país.
A renúncia ocorreu após um desempenho insatisfatório no debate contra o concorrente do Partido Republicano — o ex-presidente Donald Trump. Além disso, Biden levantava preocupações em decorrência da idade avançada e problemas de saúde.
Apesar do apoio do atual presidente, Kamala precisava do apoio das lideranças do Partido Democrata para representar a agremiação. Nesta terça-feira (23), dirigentes dos Democratas confirmaram o apoio à vice-presidente.
Ainda, 2.214 delegados anunciaram o apoio à candidatura de Kamala. Com isso, ela obteve o apoio necessário para concorrer à presidência dos Estados Unidos.
Os Simpsons acertaram a candidatura de Kamala Harris?
No campo do entretenimento, o desenho Os Simpsons é conhecido como uma espécie de “oráculo” de grandes acontecimentos do mundo. Afinal, diversas “previsões” foram confirmadas ao longo dos anos. Uma delas, inclusive, foi a eleição de Trump.
Em 2000, a série transmitiu Bart to the Future — um episódio em que, no futuro, Lisa Simpson assume o comando do país, depois de anos de turbulência com Trump no poder.
Os brasileiros também têm a mente a lesão de Neymar na Copa do Mundo, algo que de fato aconteceu no Mundial de 2014, no Brasil, no jogo contra a Colômbia. Outras previsões que se confirmaram:
- uso de relógios inteligentes;
- utilização de drones como arma de guerra;
- conversas por chamadas de vídeo;
- aquisição da Fox pela Disney;
- iPhone;
- Pandemia de Covid-19;
- crise financeira de 2008.
Candidatura de Kamala Harris
Mas e sobre a candidatura de Kamala Harris, o desenho previu esse acontecimento? A verdade é que não é possível determinar se Os Simpsons acertaram nesse prenúncio.
Entretanto, os fãs da série apontam semelhanças entre o episódio em que Lisa se torna a primeira mulher presidente dos Estados Unidos.
Além de ser a primeira presidenta, Lisa aparece com uma roupa roxa e um colar de pérolas, traje semelhante ao usado por Kamala. A comparação ganhou ainda mais repercussão depois de Al Jean — roteirista de Os Simpsons — publicar uma montagem com a personagem e a candidata democrata.
Na publicação, ele escreveu “prediction” I’m proud to be a part of — a previsão que tenho orgulho de fazer parte, tradução em português.
Eleições nos Estados Unidos
A eleição nos Estados Unidos será realizada no dia 5 de novembro de 2024, entre Kamala Harris e Donald Trump.
De acordo com a última pesquisa eleitoral, realizada pela Reuters/Ipso, a candidata democrata tem 44% da intenção de votos. Enquanto isso, o republicano possui 42%.
O Partido Democrata também precisa escolher o candidato à vice-presidência. Segundo os jornais dos EUA, Josh Shapiro — governador da Pensilvânia — é um dos cotados para o cargo.
Além dele, outros possíveis candidatos à vice são:
- Mark Kelly: senador;
- Andy Beshear: governador do Kentucky;
- Pete Buttigieg: secretário de Transportes do Estados Unidos;
- Roy Cooper: governador da Carolina do Norte;
- Gretchen Whitmer: governadora de Michigan;
- JB Pritzker: governador de Illinois.
Já o vice de Trump é o senador James David Vance.
Leia também: Como usar o app para pesar gado por foto?
Confira mais novidades no TV Direcionar.