Optimus: Conheça o incrível robô humanoide da Tesla?

Como se não bastasse revolucionar a indústria tecnológica, espacial e automotiva, Elon Musk também quer mudar tudo o que sabemos e pensamos sobre automação e produção. Para isso, a Tesla, empresa do bilionário sul-africano, já está em fase final de produção de um robô humanoide, o Optimus.

Conheça o robô humanoide Optimus

O Optimus foi o primeiro protótipo de um robô humanoide capaz de andar e carregar objetos da empresa. Também conhecido como Tesla Bot, ele foi apresentado em outubro de 2022 em um evento da empresa sobre inteligência artificial.

Os robôs serão fabricados, inicialmente, para uso interno e, posteriormente, deverão ser vendidos para outras empresas. Em entrevista recente, Musk classificou os robôs como “genuinamente úteis” e vislumbra que os humanoides ajudem a montadora e produzir seus carros com mais eficiência, a realizar tarefas difíceis e a reduzir a escassez de mão de obra hoje vista no mercado de trabalho.

Preço e encomendas

Na época, Musk informou que o projeto Optimus deverá estar pronto para receber encomendas entre 2025 e 2027. Agora, estamos perto do prazo dado há dois anos e parece que isso realmente será cumprido.

O objetivo do bilionário é produzir milhões de unidades do dispositivo e vender cada uma por menos de US$ 20 mil (cerca de R$ 100 mil).

A ideia de Musk é enquadrar a Tesla como uma empresa de Inteligência Artificial, em parte exibindo seus robôs e automação automotiva.

O bilionário chegou a anunciar em uma teleconferência de resultados em abril que o Optimus seria capaz de concluir as tarefas internas da Tesla até o final deste ano e estar à venda no próximo ano, um prazo que neste momento já foi estendido para o ano que vem.

Prazo agressivo, mas realista

Animesh Garg, professor assistente de robótica de IA no Instituto de Tecnologia da Geórgia, disse à revista Forbes que o cronograma de Musk é “agressivo”, mas “realista do ponto de vista do lançamento puro”.

Ele também disse que a questão será “quão úteis são as habilidades que saem da caixa”, especialmente quando se trata de abrangência, generalizabilidade e robustez.

Para lançar, Garg disse esperar que a Tesla tenha uma plataforma humanoides com membros, embora seja “incerto quão robustas e úteis” serão as mãos, mas ficaria surpreso se o Optimus pudesse realizar tarefas além de uma locomoção competente e habilidades como pegar objetos que não são complicados de segurar, com outras características como interagir com objetos como janelas e portas possivelmente surgindo um ou dois anos depois.

robô humanoide
Robô humanoide é mais uma invenção de Elon Musk (Foto: Divulgação/Tesla)

Outras empresas

Vale lembrar que, além da Tesla, Elon Musk também é dono da SpaceX, empresa que atua no ramo espacial, a Startlink, que conta com uma plataforma de satélites de baixo custo e alto desempenho para fornecer internet veloz em qualquer lugar do planeta.

Por fim, Musk gere também a The Boring Company, companhia especializada em infraestrutura e construção de túneis.

Leia também: Conheça os melhores aplicativos para recuperar fotos apagadas

Curtiu este artigo? Então, continue no TV Direcionar para não perder nada e continuar bem informado!

Kaio Esteves
Kaio Esteves
Artigos: 3