Valores a Receber: Como consultar dinheiro esquecido

O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central no qual você pode consultar se você, sua empresa ou pessoa falecida tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição e, caso tenha, saber como solicitar o valor.

O programa já ajudou milhares de pessoas a receber o dinheiro no qual elas têm direito, mas não sabiam.

Em 2022, o BC criou um site exclusivamente dedicado ao sistema após o serviço receber um volume altíssimo de acessos em seu lançamento, tirando a página do órgão do ar por dois dias. A ideia foi ampliar a capacidade de atendimento do SVR para evitar novas quedas.

Por isso, é bom ficar muito atento, já que o beneficiado pode ser você. Pensando em te ajudar, criamos um passo a passo de como consultar o sistema do programa Valores a Receber. Confira!

Como saber se você tem dinheiro esquecido no SVR

1- Acesse o site do programa;

2- Em seguida, clique em ‘Consultar Valores a Receber”. Depois, use o CPF ou CNPJ para efetuar a consulta;

3- No caso de herdeiros ou representantes legais, você precisa informar a data de nascimento do falecido;

4- Na tela, seus dados serão exibidos junto do valor que você tem direito a receber, caso haja algum valor. Após isso, guarde a data informada pelo sistema;

5- Importante: se ainda não tiver o cadastro no site Gov.br, é possível fazer o registro no site ou aplicativo. Para solicitar os recursos, será preciso um cadastro nível prata ou ouro;

Acesse novamente o site na data informada e use o login Gov.br para acessar o sistema. Você precisa disso porque deve checar o valor disponível e solicitar a transferência.

Os pagamentos serão transferidos, preferencialmente, via Pix. Caso o cliente faça o pedido de resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida pelo cidadão entrará em contato para realizar a transferência.

Confira se você tem dinheiro esquecido (Foto: Agência Brasil)

Quem tem direito ao dinheiro esquecido?

Todos. Qualquer pessoa física ou jurídica pode ter valores a receber. A maior parte das pessoas e empresas que ainda não fizeram o saque têm direito a pequenas quantias, por isso é importante fazer a consulta para saber se você tem ou não dinheiro esquecido nos bancos.

Fique atento com golpes!

Quando o programa passou a ser divulgado, o Banco Central passou, também, a alertar sobre tentativas de golpes. Segundo o BC, os consumidores devem ignorar mensagens recebidas pelo WhatsApp e, principalmente, evitar clicar em links enviados por números desconhecidos. Além disso, algumas informações são importantes:

1- Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos;

2- Nunca forneça senhas. Ninguém está autorizado a fazer tal solicitação;

3- O Banco Central não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais;

4- Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode contatar o cidadão.

Leia também: Use a IA para ler textos e muito mais: Conheça o Omnirove

Gostou deste conteúdo? Então, continue no TV Direcionar para continuar muito bem informado!

Kaio Esteves
Kaio Esteves
Artigos: 3